quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Viagem à Turquia

Finalmente, já me sinto melhor! A minha cabeça já desceu ao planeta terra mas ainda continua a pairar sobre o Monte Everest. Mas achaques à parte, vamos ao que interessa. A minha PRIMEIRA viagem à Turquia que simboliza a nossa PRIMEIRA lua-de-mel! Sim, porque com toda a certeza não me ficarei pela magnífica e inesquecível Cappadocia e tampouco me contentarei com apenas uma lua-de-mel em toda a minha vida! Terei que ter pelo menos duas por ano!
Confesso que esta viagem foi a que mais me surpreendeu de todas as viagens que já fiz. Confesso também, que se não fosse esta oportunidade que a Livraria Bertrand / Circulo de Leitores, (a quem desde já agradeço) nos proporcionou, a Turquia nunca entraria no meu roteiro turístico e talvez nem nunca olharia para a sua localização geográfica no Atlas que tenho lá por casa.
Geográfica, cultural e religiosamente exprimia-se num lugar que me era pouco apelativo. Parti receosa pensando que iria encontrar um povo fundamentalista e retrógrado a viver no meio do deserto, rodeado por ruminantes de duas bossas. Mas enganei-me! Talvez por minha culpa! Que com a cabeça cheia de conjecturas e suposições mal formadas, não fiz o dever de casa e nem sequer me dei ao trabalho de pesquisar qualquer informação sobre a região a não ser o tempo que lá fazia! Sim, confesso é verdade! E estou cheia de vergonha!
Anatólia é uma terra extremamente bela, abundante e inesquecível, onde a história está entranhada em cada grão de areia que pisamos, habitada por um povo intrinsecamente pouco hospitaleiro, mas verdadeiramente genuíno, honesto, empenhado e valente. Desde o primeiro momento em que chegámos ao aeroporto de Antalya até ao momento de regresso não parei de ser surpreendida. Desde o grupo em que ficámos inseridos, o tal grupo especial, como nos baptizou a nossa querida e fantástica Linda, e do qual já tenho bastantes saudades; ao guia Ufuk que no alto da sua impetuosidade tirana, mas necessária, para manter a ordem, acabou por se revelar num tipo simpático, extremamente profissional e sentimentalóide na hora da despedida. Contudo o que mais me impressionou foi aquela terra abençoada e o amor incondicional que cada turco sente pela sua pátria e pelo seu líder Ataturk; fundador da nação Estado Democrática da Turquia e instituidor de várias reformas políticas, culturais e económicas e que vigoram até hoje.
Nesta nossa primeira vez na Ásia, que de menor não tem nada, (este trocadilho é só para os geograficamente cultos! LOLLL Grupo no qual, vaidosamente, e ainda que vagamente, já me vejo inserida! Pelo menos no que diz respeito à Cappadocia!), Antalya foi a primeira cidade que conhecemos. Uma verdadeira colónia balnear em exponencial crescimento, composta por luxuosos resorts com vista para o cálido mediterrâneo, capaz, num futuro, muito próximo, fazer frente às já maçadoras Canárias, e outras que tais, de nuestro hermanos e um dia qui ça até às paradisíacas Caraíbas. Depois de mais de duas horas de viagem de autocarro chegámos a Konya, uma cidade mais para o interior do país onde visitámos, entre outros monumentos, uma antiga madrasa, uma mesquita e o Mevlana Museum, o mausoléu do filósofo sufista Rumi, antigo centro de aprendizagem dos Sufis Dervishes dançantes e onde se acredita estarem guardados alguns fios de barba do Profeta Maomé.
Contudo, o ponto alto desta viagem, o "crème de la crème”, foi sem dúvida a viagem de balão pela inimaginável e surrealista paisagem da Capadócia. Algo inexplicável, impossível de descrever. Fiquei encantada tal como Gaudi um dia também ficou! (O Ufuk disse que foi naquele lugar encantado, onde Gaudi se inspirou para construir a Sagrada Família em Barcelona. E é bem provável que sim!) Quando subi naquele cesto com um balão enorme a pairar sobre a minha cabeça e vislumbrei aquela imensidão avassaladora foi como se durante aqueles 60 minutos passasse a existir apenas eu e Deus. Um momento incrivelmente mágico, encantador e fascinante apoderou-se da minha mente e confortou-me o coração!
Mais uma vez, agradeço à Livraria Bertrand a oportunidade que nos foi dada congratulando-a pela excepcional organização.
Ao meu mais-que-tudo devo dizer que adoreiiiii a nossa PRIMEIRA lua-de-mel entre as mais de 100 que iremos desfrutar.

“Fui para Portugal para ficar 6 meses e acabei por ficar 6 anos. Se não fosse Turco gostaria de ser Português. Vocês têm um país lindo. Amem o vosso País e a vossa bandeira.” – Frase de despedida de Ufuk, o nosso guia durante 8 magníficos dias e que nos deixou a todos K.O.

36 comentários:

  1. Boas,
    para começar deixa-me dizer que gostei imenso deste teu artigo.
    Como eu tambem vou a turquia pelo circulo de leitores, em março, gostava que me tirasses umas pequenas duvidas: em que hotel é que voces ficaram instalados ? A vida la é muito cara ?
    Bem aguardo uma resposta.
    Atenciosamente, Mario Correia
    martins

    ResponderEliminar
  2. Que tenhas muitas e belas viagens cheias de surpresas. E o segredo, eu acho, é esquecermo-nos do mapa.

    Luis

    ResponderEliminar
  3. Acabadinha de chegar da Turquia, quase que poderia dizer que este post poderia estar no meu blog...

    Adorei, não ia muito bem preparada, foi uma agradável surpresa, adorei a viagem de balão e, também tivemos o Ufuk como guia!

    Aguardamos com expectativa uma nova oportunidade, quiçá Istambul "^_^"

    Felicidades

    Rosa Martins

    ResponderEliminar
  4. Não poderia expressar de melhor forma o que aqui foi dito. Incluindo os comentarios feitos ao guia, personalidade tipicamente Turca e cativante.

    João Centeno

    ResponderEliminar
  5. A caminho da Capadócia, paramos no caravençaral (albergaria, ou pousada, para descanso e pernoita das caravanas da rota da seda) Sultanhani, perto de Aksaray.
    Depois da visita, no largo fronteiro, aproxima-se de nós um miúdo, com um casaco demasiado grande para os seus 8/9 anos, muito simpático, a vender/oferecer postais.
    Compro-lhe um, dou-lhe cinquenta cêntimos.
    Puxa de uma Bic, levanta o joelho, dobra-se um pouco e, no verso do postal, faz uma rubrica e assina Muzaraff.Acho-lhe piada, compro-lhe outro. Torna a rubricar e a assinar.
    Como é de uma extrema simpatia e nada impertinente, muitos de nós compramos-lhe muitos mais postais, que com ar sério e compenetrado rubrica e assina. De tal modo faz negócio que chama um "sócio" (seu irmão?), ainda mais miúdo, para lhe reforçar a "mercadoria".
    Quando estamos quase a entrar no autocarro, o Muzaraff pede-nos para lhe dizermos a quantas liras turcas correspondem tantas moedas estranhas.
    Contamos e, pelos dedos, dizemos-lhe que são cerca de 22 liras, 11 euros.
    Fica esfusiante de alegria, pega noutro postal, rubrica, assina, escreve qualquer coisa em turco e entrega-mo.
    Por ali perto anda o UfuK a chamar-nos para seguir viagem.
    Peço-lhe que me traduza o que o Muzaraff escreveu.
    "Eu amo vós", informa o Ufuk...
    Já no autocarro a caminho da Capadócia, comenta-se a simpatia e a inteligência do miúdo.
    Alguém diz: pudera! na loja de produtos turísticos, em frente ao Sultanhami, vendiam-se 12 postais por um euro.
    Mas todos os que compraram os postais ao Muzaraff tornariam a fazê-lo!
    Nem sempre se compram "exemplares" únicos, assinados ...


    Apenas uma nota diferente da nossa belíssima (se esquecermos os atrasos do avião...) viagem à Turquia.

    ResponderEliminar
  6. estive na turquia na 1ª semana de março deste ano. cheguei á turquia ás 2h da manhã de Portugal e a primeira pessoa com quem me orientei, foi ele, o Ufuk. reparou que estava perdida e disse que tudo ia correr bem, e indicou-me o meu autocarro.não o tive como guia mas também tive um guia excelente, Burak.
    fiquei encantada com a Turquia.

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Acabadinha de chegar da Turquia, adorei; adorei; adorei... vi coisas que nunca me passaria pela cabeça que existiam, chaminés de fada, cidades subterrâneas muito bonito mesmo. O pior de tudo foi o voo chegar atrasado e o guia "Ibrahim Akpinar" ter sido antipático, pois subestimou a nossa cultura, o nosso país e a profissão de professor. Foi uma nuvem má que passou nesta viagem, apenas uma pessoa execrável que tivemos a infelicidade de conhecer, mas que já teve o que merecia pois foi afastado destes serviços de guia, pelo menos às pessoas portuguesas, tudo graças à queixa do nosso grupo. De resto só tenho a dizer que adorei tudo o que vi.

    ResponderEliminar
  8. Bom dia
    Alguém tem o contacto do guia UFUK ?
    Precisava de entrar em contacto com ele.
    Obrigado
    Roger

    ResponderEliminar
  9. Ler estas frases é óptimo, pois em Setembro irei fazer esta viagem!!! Quero ficar encantada! Já fui também a Marrocos (de Jipe) e não há palavras que expliquei o que vi!!

    ResponderEliminar
  10. Olá a todos! Também eu regressei da Turquia na semana passada e tal como todos vós, adorei tudo o que a viagem me proporcionou. Até com o voo tivemos sorte porque atrasou na saída de Lisboa só 45 min e na saída de Antalya, o horário foi cumprido...
    Comungo do texto tão explicito da "dona" deste blog... faço minhas as suas palavras, sem tirar nem pôr. Ao ler as suas palavras senti-me novamente transportada à ultima semana de sonho que foi a viagem à Turquia. Ainda não acordei por completo...
    Tivemos a SORTE de também ter o Ufuk como guia...
    Talvez volte novamente um dia...

    Fátima Rego

    ResponderEliminar
  11. concordo plenamente com todos .Eu tive o previlégio de viver quatro meses em kayseri e passei alguns dias em SIDE perto de Antalya e fiquei completamente fã da turquia com a humildade do seu povo e um orgulho genuino da sua pátria apesar das muitas diferenças que existem.creio que poderiamos aprender muito com eles!!

    ResponderEliminar
  12. tudo o que aqui foi dito é a pura verdade, também fiz uma viajem ao local discrito e por sorte o guia foi o mesmo, também nos encantou, quando me despedi dele só lhe pude dizer: você é um grande senhor e uma pessoa maravilhosa.
    Claro a capadócia é uma das maravilhas da natureza e quando lá estamos bem no alto da montanha, temos a certeza de que Deus esteve lá e deixou-nos aquela paisagem divina.
    todas as pessoas que possam vão mesmo fazer esta viajem, pois quandi voltarem vão amar mais a Mãe Natureza

    ResponderEliminar
  13. Fiquei contente que todos vós tenham gostado do meu pai. Li que ele tinha dito que vinha para ficar 6 meses e ficou 6 anos. Ele não ficou 6 anos mas sim 14 anos, casou com a minha mãe e agora tem uma filha Portguguesa. O contacto do pai é: 00 90 5322735749. voltem sempre ao meu segundo país Turquia

    ResponderEliminar
  14. a viagem foi linda e o seu pai é muito simpatico realmente. Não sabiamos que ele era casado, muito engraçado voce e sua mae têm em muita sorte em ter o seu pai com voces.

    ResponderEliminar
  15. Olá, vou à Turquia no fim de Setembro, recebi o convite pela 2ª vez, mas da 1ª não estava preparada para deixar a minha filhota - acho que ainda não estou... Fiquei super entusiasmada com tudo o que li. Confesso que a Turquia não estava no meu programa de viagens, mas agora deixaram-me desejosa que chegue a data e com vontade de que o Sr. Ufuk possa ser o meu guia.

    ResponderEliminar
  16. CUSTOM TRAVEL SERVICES é membro da Tursab (Associação de Agências de Viagens da Turquia), número de licença é A6204 e membro da ASTA (American Society of Travel Agents), número de licença é 900191275.We organizar excursões em privado Turquia, passeios de grupo, passeios de orçamento, reservar hotéis, transferes do aeroporto, bilhetes de voos domésticos, aluguel de carros, cruzeiros e excursões especiais lua de mel.
    Hoje na Turquia, os destaques são os de Istambul, Capadócia, Éfeso (Kusadasi), Troy e Gallipoli (Canakkale), Antalya ...
    A fim de obter serviços de alta qualidade de viagem e excursões, na Turquia, entre em contato conosco!
    Temos agora concluída a programação das excursões pacotes de 2010 e 2011 na Turquia. Entre em contato conosco para mais detalhes.
    A Turquia é um dos países mais exclusivos do mundo, onde se pode observar a vida diária diversas num cenário de história antiga e beleza natural. O povo da Turquia compõem um mosaico cultural de diferentes nacionalidades e origens étnicas, culturais e religiosas.
    AYLIN SEKBAN
    http://www.pacotesparaturquia.com

    CUSTOM TRAVEL SERVICES - TURSAB A 6204
    Adress : IMRAN MAH. GULLUCE CAD. NO: 50/3
    URGUP / NEVSEHIR/Cappadocia
    Cell : +90 534 704 97 10
    Head Office : +90 384 341 71 94
    Fax Number : +90 384 341 71 95
    E-mail : info@istanbulcappadociatours.com
    aylin@istanbulcappadociatours.com
    Web Site : www.cappadociaprivatetours.com
    www.istanbulcappadociatours.com

    ResponderEliminar
  17. Estou na Turquia pela segunda vez e mais uma vez na chegada é o olá desse senhor a primeira coisa que ouço em português.Mas não tive o praser de ele ser o meu guia.

    ResponderEliminar
  18. olá a todos!
    Também eu acabei de chegar de uma viagem à Turquia, mas eu tive por guia o Burak, competente e profissional e a quem gostava de voltar a encontrar, apesar de ter o contacto dele. Nada lhe tenho a apontar. Só posso dizer que fiquei com vontade de repetir a experiência, apesar do atraso em Lisboa e a saída cedíssimo de Antálya mas adorei o que vi e aprendi. Aconselho a quem ainda esteja para fazer esta viagem que aproveite ao máximo esta oportunidade e vá confiante.

    ResponderEliminar
  19. Olá,parece que partilhamos as mesmas férias:)
    Fomos um grupo,unido graças a ele. Com algumas coias engraçadas,pelo meio,se não, não teriamos nada para comentar.
    Hoje uns dias depois, penso que nos deviamos ter conhecido melhor logo nos primeiros 2 dias para o convivio final ainda ser maior. Comprimentos a todos e até um dia destes.
    O grupo de Burak 30-09 a 07-10 de 2010.

    ResponderEliminar
  20. Boa tarde

    Se tudo correr bem, vou à Turquia no início de Novembro.
    Gostaria que me informassem que tipo de moeda utilizaram lá, e como funciona a Viagem de balão e o pacote opcional de visitas.

    Obg

    Ana

    ResponderEliminar
  21. Olá,boa noite.
    Já estive por duas vezes na Turquia, neste circuito.Posso dizer que é fantástico voltaria a repetir uma 3ªvez.
    Começo por dizer que o pacote opcional e um seguro é de pagar pois inclui os 6 almoços e as entradas nos locais a visitar.
    Das duas vezes que fui só levei euros e não tive problema algun,em determinados locais a conversão é feita pela taxa de câmbio,mas na maioria dos locais 2€ = 1 lira turca, sendo que os euros são aceites como em Portugal.
    Deixei para último o passeio de balão pois poder ser um pouco dispendioso, 160€ mas como oportunidade é unica.Da 1ªvezes não fui e com a chegadas dos meus colegas de viagem logo me arrependi, por isso da 2ª vez disse logo que iria é uma experiencia fabulosa.
    Florença.

    ResponderEliminar
  22. Olá a todos e em particular à Florença, de cujo grupo de viajantes, de 30 de Setembro a 7 de Outubro de 2010, fiz parte. Só posso dizer que adorei a viagem (mesmo com os atrasos do avião à ida e com o alojamento num hotel bastante distante de Antalya e menos 5* do que se poderia imaginar), o grupo foi óptimo, bem disposto, unido e fantástico, a viagem de balão é para não perder de todo (é algo indescritível ver nascer o sol sob o céu limpo da Capadócia a mais de 700m de altitude), as viagens de autocarro correram lindamente e o Burak é um Senhor. Culto, simpático, educado e preocupado com todos, com bom senso e um verdadeiro diplomata, que sabia dar umas respostas muito adequadas a certas questões mais politicamente melindrosas que lhe colocaram alguns.
    Florença, para ti, por favor o muito especial pedido de nos fazeres chegar os contactos dos outros elementos do grupo, que ficaram com o Miguel quem, ao que parece, deve ter-se sentado em cima deles porque nunca mais nos chegou o tão prometido e almejado mail com essa informação. Não esqueças o tal almoço que ficámos de combinar para nos encontrarmos antes do Natal. Ana Almeida

    ResponderEliminar
  23. Olá a tds os do grupo de 30 Set a 7 Out! Eu sou a Fernanda, que ia sempre à frente junto das senhoras idosas e que liguei ao Burak ás escondidas p/ lhe pregar 1 partida :) Lembras-te Ana ? estavas ao meu lado !!! Um riso :)Tivemos muita sorte com o guia Burak Serim, sempre responsável, diplomata e atencioso...
    Qto aos contactos o Miguel há-de enviar. Mas realmente foi muito bom. O grupo era mesmo muito unido e tds, sem excepção, fantásticos! Adorei e vou voltar... Qto ao almoço fico á espera... Bjis

    ResponderEliminar
  24. Quando me permaneci nos fins de Setembro no Cappadocia inn, para minha surpresa também lá se encontrava um grupo de portugueses que pertência ao grupo literário da livraria Bertrand.Eu estava com um grupo de espanhois vindo de Madrid.Depois continuamos para Ankara e Estambul.Na realidade a Turquia é um país fabuloso com uma imensa história.

    ResponderEliminar
  25. Também eu tive a sorte de viajar até à Turquia, quase de forma inesperada, pois ñ estava nos meus planos, nem tão pouco na mimha mente, uma viagem àquele País. Foi, de facto, muito bom em todos os aspectos, O grupo em que fui integrada, na semana de 21 a 28 Outubro 2010, era muito agradável e o guia que nos acompanhou, o simpático e bem-humorado UFUK, deixou uma bela recordação daqueles dias. Aos que, eventualmente, leiam e tenham feito parte do grupo, um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  26. Olá a todos quanto tiveram o previlégio de fazer esta viagem, eu fui uma das contempladas, realmente não tenho palavras para descrever o quanto esta viagem me surpreendeu pela positiva. Destaco o passeio de balão na Capadócia, simplesmente fantástico, como tb os locais visitados que revelam uma história muito rica daquele país. A minha viagem teve lugar de 21 a 28.Out.2010 e foi o Sr Ufuk o guia que tão bem desempenhou o seu papel, muito simpático e sempre muito bem humurado. Para todos os que viveram momentos como estes vai o meu abraço, recordarei sempre esta viagem como mágica.

    ResponderEliminar
  27. Parabéns pela descrição tão perfeita que fez dessa viagem tão fabulosa pela Turquia.
    Também estive lá e adorei o Sr. Ufuk, muito esperto e competente como guia. Simpático, sim muito agradável.
    Parabéns à filha do Sr. Ufuk.
    Gostava de ter o contacto dele até porque minha filha parte em breve para Istambul e gostava de ter algumas informações mais pormenorizadas
    Para ti Camila um grande abraço que também é extensivo à Maria da Graça.

    ResponderEliminar
  28. ola! tambem estou a pensar fazer essa viagem com a Bertrand este ano que vem... Alguem me pode dizer como fizeram a viagem? Pensei que existisse a possibilidade de low-cost mas parece que nao.. Como fazer para ter viagem mais barata?
    Obrigado!
    Saudações!

    ResponderEliminar
  29. olá , boa noite.

    Para responder a este último comentário:
    Se me permite vou dar-lhe a minha opinião...
    Devem existir muitas formas da viagem ficar mais barata, mas posso dizer-lhe que vai ficar a perder.Pois, deve aproveitar todos os minutos,desde que chega ao aeroporto na data de partida até á sua chegada no dia de regresso no dia de regresso.
    Pois se já leu todos estes comentários, deve ter-se apercebido que a Amizade que se cria em 8 dias é muito importante.
    Não deixo de frisar que a viagem a nivel turistico é excelente, que o acompanhamento que nos é dado por um guia turco que fala muito bem português e uma coisa fabulosa.
    Espero que decida o melhor e que goste de um país fabuloso que é a Turquia.
    Pois eu já fiz dois circuitos em 2010 e espero voltar a fazer outro este ano.

    Com os melhores cumprimentos F.M.

    ResponderEliminar
  30. Olá! Estou de partida dia 5 de Maio para a Turquia com um grupo tb da Bertrand.
    Por o que li acima desejava que o meu guia fosse o Sr. UFUK.

    Até ao meu regresso!!!

    ResponderEliminar
  31. Olá estamos a pensar ir este ano á Turquia (Junho) com a Bertrand .Podiam-me dizer em qual agência poderei comprar a passagem ou será melhor ir pela Reflex devido ao preço.

    Um Abraço
    Valério

    ResponderEliminar
  32. Eu fui em Novembro de 2010 e penso que a melhor solução é ir pela Reflex, pois para além de não termos de andar à procura de outra companhia, temos seguro de viagem (que achei bastante completo), transfer e viajamos todos juntos

    ResponderEliminar
  33. O Rogério pede que se alguém souber do contacto do GUIA UFUK lho forneça. Eu fiz uma viagem salvo erro 28/03 a 05/04 deste ano, mas devo dizer que esse guia foi o único que não quiz dar o s/ contacto. È presunçoso, vaidoso, nalgumas coisas tinha razão mas sempre que chamava a atenção era arrogante. Dizia que ganhava bem e que não precisava de contribuição, a s/ parte deu-a ao motorista do bus. È o que lhe posso dizer; tudo o resto foi muito bom.

    ResponderEliminar
  34. Eu vou dia 29 de setembro a esdta viagem... Alguém vai também?

    Eu estou um bocado de pé atrás com a Reflex, o que acham? é de confiança?

    ResponderEliminar
  35. olá , boa noite.
    espero que seja uma viagem maravilhosa eu estava para ir nessa mesma data mas por varios motivos não posso ir. é uma boa altura ainda dá para dar uns mergulhos no mar.
    esqueça tudo o falam, vá de mente aberta para um país que o irá surpreender.... não espere luxos aproveite para se divertir e fazer novas amizades....não digo logo no dia 6 de out. mas uns dias depois de chegar dê noticias, gostava de saber como correu...
    Uma agradável viagem...
    p.s. uma semana passa num instante...

    ResponderEliminar