sexta-feira, 19 de junho de 2009


Finalmente, posso gabar-me de conhecer o norte do MEU país! Já não me vou sentir envergonhada nem culpada quando viajar para outra parte do globo. Vou poder fazê-lo de consciência tranquila, pois já conheço um pouquinho mais das minhas origens.

Passei quatro dias fabulosos no Lindoso com a exuberante Serra do Gerês e o Rio Lima como paisagem predominante e apenas á distância da abertura de uma janela. Até a companhia, (que para minha admiração!), foi totalmente agradável. Sem incluir o meu querido, que é sempre um prazer estar com ele, onde quer que seja.

Para além do Lindoso, passeámos por todo o Minho. Tomámos banho numa cascata de água gelada em plena Serra do Gerês onde quase congelei ossos, vimos cavalos selvagens, brindámos com o famoso vinho verde de Ponte de Lima, refrescamo-nos na praia fluvial de Arcos de Valdevez, comemos a posta mirandesa em Viana do Castelo e nem os nuestros hermanos Gallegos, escaparam às nossas investidas turísticas.

Quando se chega a Santiago de Compostela, compreende-se o porquê do orgulho galego na sua Capital. É uma cidade linda, composta por ruas e vielas que de tão antigas (mas muito bem conservadas!) pode-se sentir a presença e até o cheiro dos nossos antepassados.

Para além da história que encontramos em cada canto de cada viela, mercearia, café ou taberna, Santiago de Compostela é também uma cidade cosmopolita cheia de glamour, apetrechada de espanholitos giros!

Pronto está bem! Também existem algumas espanholitas engraçadas!
A sua Catedral é algo de cortar a respiração e é claro que, como verdadeira supersticiosa que sou, não deixei de rezar e beijar o manto do Apóstolo Santiago. O tal que é responsável por todo este frenesim a caminho de Compostela.

Contudo a minha cidade favorita foi Viana do Minho. Fiquei bastante admirada com toda a sua beleza e organização. Pensava que seria apenas mais uma cidadeseca com meia dúzia de mercearias rascas como comércio, mas afinal revelou-se numa cidade bastante aprazível, bonita, limpa e bem arranjada, repleta de lojinhas e restaurantes de muito bom gosto.

Já a Invicta foi a maior das decepções! Que me perdoem os tripeiros, mas aquela cidade já merecia umas boas obras! Para não falar da bendita Francesinha, que me deixou indisposta o resto do dia e que mais parece comer para “cámones”. Depois de uma deliciosa posta mirandesa a Francesinha foi a maior das desilusões!

Adorei cada momento vivido, especialmente aqueles em que viajava conduzida pelo meu querido enquanto contemplava-mos e absorvia-mos toda a beleza com que Deus nos presenteou.

Sem comentários:

Enviar um comentário